Microcarcinoma Papilar da Tiroideia - Relato de Caso: Nódulo Tiroideu Acidental - do Diagnóstico ao Tratamento
Thyroid Papillary Microcarcinoma - Case report: Accidental Thyroid Nodule - From Diagnosis to Treatment

Ana Jardim - Autor Correspondente
João Pedro Araújo
Pedro Montalvão
António Marinho
Carla Amaro
João Cruz
Mónica do Carmo Ferreira
José Saraiva

Conteúdo do Artigo Principal

Resumo

O nódulo tiroideu é um problema clínico muito frequente cuja pertinência clínica é a exclusão de malignidade, que pode representar 4% a 6,5% dos casos.
A abordagem diagnóstica do nódulo tiroideu depende de características clínicas e ecográficas que vão determinar os nódulos elegíveis para citologia aspirativa de agulha fina – o resultado (1 em 6 possibilidades diagnósticas da classificação de Bethesda) vai ser fundamental na atitude terapêutica.
Este é o relato das etapas de investigação de um nódulo tiroideu detetado acidentalmente, de citologia incerta (lesão folicular de significado indeterminado) que após cirurgia se constatou tratar-se de um microcarcinoma papilar da tiroideia.

Palavras-chave: Carcinoma Papilar/diagnóstico; Carcinoma Papilar/tratamento; Neoplasias da Tiroide; Nódulo da Tiroide/diagnóstico; Nódulo da Tiroide/tratamento

Detalhes do Artigo

Como Citar
Jardim, A., Araújo, J., Montalvão, P., Marinho, A., Amaro, C., Cruz, J., Ferreira, M., & Saraiva, J. (2018). Microcarcinoma Papilar da Tiroideia - Relato de Caso: Nódulo Tiroideu Acidental - do Diagnóstico ao Tratamento. Gazeta Médica, 5(1), 56-60. https://doi.org/10.29315/gm.v5i1.142
Secção
CASOS CLÍNICOS