Efeitos da Exposição a Dispositivos Digitais no Desenvolvimento da Linguagem em Idade Pré-Escolar
Effects of Exposure to Digital Devices on Language Development of Preschoolers

Rita Ferreira Maia Neto - Autor Correspondente https://orcid.org/0000-0001-9473-4563
Daniel Dias Gonçalves

Conteúdo do Artigo Principal

Resumo

Nas últimas décadas, os dispositivos digitais tornaram-se parte integrante do nosso quotidiano. Atualmente, crianças com menos de 1 ano já são expostas a conteúdos media. O impacto que estes novos hábitos têm no desenvolvimento da linguagem em crianças de idade pré-escolar não é claro. Neste artigo de revisão estudámos os trabalhos mais relevantes sobre este tema publicados após o ano 2000. Dos 10 artigos selecionados, sete analisaram o tempo de exposição e cinco o tipo de conteúdos media. Cinco artigos encontraram uma associação negativa entre o tempo de exposição a dispositivos digitais e o desenvolvimento da linguagem, enquanto apenas dois encontraram benefícios. Dos cinco artigos que analisaram o conteúdo media apenas um encontrou uma associação positiva entre a visualização de conteúdo educativo para crianças e a linguagem. Assim, os autores recomendam que, em idade pré-escolar, os dispositivos digitais sejam usados de forma parcimoniosa e acompanhada pelos pais.

Palavras-chave: Computadores; Desenvolvimento Infantil; Desenvolvimento da Linguagem; Mass Media; Pré-Escolar; Smartphone; Televisão

Detalhes do Artigo

Como Citar
Neto, R., & Gonçalves, D. (2019). Efeitos da Exposição a Dispositivos Digitais no Desenvolvimento da Linguagem em Idade Pré-Escolar. Gazeta Médica, 6(3). https://doi.org/10.29315/gm.v6i3.249
Secção
ARTIGO DE REVISÃO