Cinco Pilares da Oncologia Moderna Bem Ilustrados neste Número da Gazeta Médica Dedicado a Cancro
Five Pillars of Modern Oncology Nicely Illustrated in this Issue of Gazeta Médica Dedicated to Cancer

Sofia Azambuja Braga - Autor Correspondente

Conteúdo do Artigo Principal

Resumo

A oncologia é hoje uma das áreas mais relevantes da saúde. Anualmente são diagnosticados 10 milhões de novos casos de cancro e morrem 8,7 milhões de doentes por ano com cancro, o que representa mais do que a soma das mortes devidas a malária, tuberculose e vírus da imunodeficiência humana (VIH).1 A incidência de cancro aumenta devido ao envelhecimento da população, aos nossos estilos de vida e ao rastreio e  diagnóstico precoce. A mortalidade não tem acompanhado o aumento de incidência, felizmente, e, assistimos, por isto, a um aumento de prevalência de doentes com cancro e de sobreviventes.


Assim, neste número da Gazeta Médica podemos ler exemplos ilustrativos das principais tendências da oncologia moderna. O diagnóstico precoce, seguimento apertado e abordagem multidisciplinar, o que leva a maior sobrevivência por intervenções terapêuticas racionais e atempadas, ilustradas no caso do adenocarcinoma do pulmão na mulher jovem não fumadora. Avanços tecnológicos cirúrgicos bem patentes no artigo sobre abordagem da doença metastática vertebral. Terapêutica sistémica dirigida a alvos moleculares com toxicidades diversas das toxicidades clássicas das terapêuticas sistémicas citotóxicas, como exemplificado no caso da pneumonite devido ao rituximab. O acompanhamento centrado no doente com avaliação de sintomas, nomeadamente, dos níveis de bem-estar psíquico, aqui avaliados no artigo do distress. E, finalmente, a necessidade urgente de criarmos programas de sobreviventes de cancro, abordando problemas como a fertilidade pós-terapêutica, discutidos no caso da jovem com adenocarcinoma do endométrio.

Boas leituras deste número da Gazeta exclusivamente dedicado a cancro!

Sofia Azambuja Braga
Coordenadora Científica do Instituto CUF Oncologia


1. Moten A, Schafer D, Farmer P, Kim J, Ferrari M. Redefining global health priorities: Improving cancer care in developing settings. J Glob Health. 2014;4:010304.

Detalhes do Artigo

Como Citar
Braga, S. (2017). Cinco Pilares da Oncologia Moderna Bem Ilustrados neste Número da Gazeta Médica Dedicado a Cancro. Gazeta Médica, 4(3). https://doi.org/10.29315/gm.v4i3.53
Secção
EDITORIAL