Reações de Hipersensibilidade a Citostáticos em Idade Pediátrica
Hypersensitivity Reactions to Cytostatics in Pediatric Patients

Leonor Castro - Autor Correspondente
Mário Morais-Almeida

Conteúdo do Artigo Principal

Resumo

As reações de hipersensibilidade a antineoplásicos podem variar entre reações ligeiras a reações anafiláticas fatais e podem ser desencadeadas virtualmente por qualquer citostático. Na ausência de uma alternativa viável, a dessen-sibilização pode ser a única forma de prosseguir a terapêutica. Pretendeu-se com este artigo rever a literatura inde-xada publicada sobre este tema, de modo a caracterizar as reações de hipersensibilidade associadas aos fármacos citostáticos mais frequentemente utilizados em idade pediátrica e a sua abordagem.

Palavras-chave: Antineoplásicos/efeitos adversos; Criança; Hipersensibilidade a Medicamentos

Detalhes do Artigo

Como Citar
Castro, L., & Morais-Almeida, M. (2018). Reações de Hipersensibilidade a Citostáticos em Idade Pediátrica. Gazeta Médica, 5(1), 22-27. https://doi.org/10.29315/gm.v5i1.137
Secção
ARTIGO DE REVISÃO