Violência em Cuidados de Saúde Primários: Estudo no Norte de Portugal
Conteúdo do artigo principal
Resumo
INTRODUÇÃO: A violência contra profissionais de saúde representa um problema de saúde pública com impacto na qualidade dos cuidados prestados e no bem-estar dos/as profissionais. O nosso objetivo foi caracterizar as notificações de violência contra profissionais de saúde nos Cuidados de Saúde Primários dos concelhos Póvoa de Varzim e Vila do Conde.
MÉTODOS: Estudo observacional transversal que versou sobre as notificações de violência contra profissionais de saúde no âmbito dos CSP da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, no período janeiro de 2022 e julho de 2024.
RESULTADOS: Foram analisadas 79 notificações, correspondendo a 68 casos distintos. A maioria dos eventos envolveu violência psicológica (69%) e ocorreu no balcão de atendimento. Os/as secretários/as clínicos/as foram o grupo mais afetado. Apenas quatro profissionais formalizaram queixa às autoridades.
CONCLUSÃO: A análise revelou subnotificação e dificuldade na categorização dos eventos. O estudo destaca a importância de capacitação contínua, implementação de medidas preventivas e melhoria dos circuitos de notificação. A nova estrutura da Unidade Local de Saúde poderá representar uma oportunidade para otimizar estratégias de prevenção e intervenção, contudo, serão necessários novos estudos para avaliar a realidade hospitalar, bem como de outras variáveis e o impacto de medidas de mitigação a nível local e nacional.
Detalhes do artigo

Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.