Desenho e Avaliação do Impacto de uma Ação de Formação em Suporte Básico de Vida nas Escolas Design and Evaluation of the Impact of a Basic Life Support Training in Schools

Conteúdo do artigo principal

Ana Rafaela Marques Ribeiro - Autor Correspondente

Rua das Águas Santas, 125, 6300-808 Guarda, Portugal

Juliana Marília Pereira de Sá
Ricardo Tjeng

Resumo

INTRODUÇÃO: O tempo entre o estabelecimento da paragem cardiorrespiratória e o início do suporte básico de vida é fundamental; encurtar este tempo é a melhor forma de aumentar a probabilidade de sobrevivência da vítima. As guidelines internacionais recomendam o ensino de reanimação cardiopulmonar nas escolas. Este trabalho pretende contribuir para a construção de programas de educação sobre suporte básico de vida nas escolas.
MATERIAL E MÉTODOS: Foram incluídos no estudo cinquenta e cinco alunos do 8º ano. Um grupo de 24 alunos participou numa formação teórico-prática de 60 minutos, enquanto que um segundo grupo de 28 alunos respondeu apenas a inquéritos. Ambos os grupos responderam a um inquérito inicial antes da formação e a um inquérito de acompanhamento um mês depois. O grupo que recebeu formação respondeu também imediatamente após esta. O inquérito consistiu em perguntas de escolha múltipla sobre conhecimento teórico, autoavaliação da capacidade de realização de suporte básico de vida e medo autopercebido de ser o primeiro a dar resposta perante uma paragem cardiorrespiratória.
RESULTADOS: No grupo que recebeu formação, antes de esta decorrer, observa-se que a média de respostas corretas, valorizadas entre 0 e 9, era de 4,29. Um mês depois a média foi 7,67 para este grupo e 4,43 no grupo que não recebeu formação. No grupo que recebeu formação, a capacidade de agir aumentou significativamente e o medo diminuiu significativamente.
CONCLUSÃO: Uma sessão de treino em suporte básico de vida tem impacto em capacitar os alunos a agir corretamente perante uma paragem cardiorrespiratória. O conhecimento parece manter-se ao longo do tempo.

Palavras-chave: Educação em Saúde; Escolas; Portugal; Ressuscitação cardiopulmonar/Ensino

Detalhes do artigo

1.
Ribeiro ARM, Sá JMP de, Tjeng R. Desenho e Avaliação do Impacto de uma Ação de Formação em Suporte Básico de Vida nas Escolas: Design and Evaluation of the Impact of a Basic Life Support Training in Schools. Gaz Med [Internet]. 31 de Março de 2020 [citado 12 de Maio de 2025];7(1). Disponível em: https://www.gazetamedica.pt/index.php/gazeta/article/view/253
Secção
ARTIGO ORIGINAL