Ahead of Print
Psychobiotics in Neurodevelopmental Disorders
Psicobióticos nas Perturbações do Neurodesenvolvimento
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Na última década, a ciência comprovou o papel fundamental que a microbiota intestinal desempenha na regulação do cérebro, cognição e comportamento quer na infância quer na idade adulta.
O distúrbio da homeostase da comunidade bacteriana intestinal exerce um impacto negativo na saúde do hospedeiro, podendo conduzir a patologias distintas, nomeadamente, do foro do neurodesenvolvimento. Neste contexto, os probióticos parecem possuir um papel relevante para a manutenção da eubiose entérica, dando lugar ao conceito emergente de psicobióticos como uma potencial nova arma terapêutica.
Os psicobióticos são culturas vivas de bactérias intestinais benéficas (probióticos) ou substratos de fibras (prebióticos) que aumentam o crescimento e/ou atividade de bactérias intestinais benéficas, que podem produzir benefícios para a saúde de indivíduos com doenças psiquiátricas/neurológicas.
Neste artigo começamos por explorar a relação entre o cérebro e o intestino e, em seguida, revemos as evidências científicas atuais para o uso de psicobióticos em vários distúrbios do neurodesenvolvimento.
Detalhes do artigo

Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.