Ahead of Print
AVC Hemorrágico: Perfil Clínico dos Doentes Internados numa Unidade de AVC ao Longo de 11 Anos
Haemorrhagic Stroke: Clinical Characterization of Hospitalized Patients in a Stroke Unit for 11 Years
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Introdução: Os acidentes vasculares cerebrais (AVC) hemorrágicos são responsáveis por 10% a 15% dos casos de AVC. Com o envelhecimento da população e uso generalizado de anticoagulantes, a sua incidência tende a aumentar. O controlo dos fatores de risco é fundamental para a redução da morbi-mortalidade e dos custos associados aos AVCs hemorrágicos.
Métodos: Os autores analisaram e caracterizaram doentes com AVC hemorrágico internados numa unidade de AVC ao longo de 11 anos, com o objetivo de traçar um perfil clínico da população admitida.
Conclusão: A prevalência de AVC hemorrágicos encontrada foi inferior à descrita na literatura. O principal fator de risco foi a hipertensão arterial (HTA), concordante com a maior frequência de hemorragias profundas supratentoriais. Apenas 14% dos doentes encontravam-se anticoagulados, número inferior ao expectável tendo em conta as comorbilidades registadas. A mortalidade aferida foi inferior à descrita para estes eventos. Apesar da maioria dos doentes não apresentar depressão do estado de consciência, a incapacidade funcional foi relevante. Sendo uma unidade de AVC tipo B, os resultados obtidos refletem uma população com melhor prognóstico inicial dado que apresenta maior reserva funcional face aos que são admitidos em enfermaria.
Detalhes do artigo

Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.