Ahead of Print
Vacinação Antipneumocócica nos Doentes Diabéticos de Uma Unidade de Saúde Familiar: Projeto de Melhoria Contínua da Qualidade
Antipneumococcal Vaccination in Diabetic Patients at a Family Health Unit: Continuous Quality Improvement Project
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Introdução: O Streptococcus pneumoniae é uma importante causa de infeção em humanos, causando doença invasiva pneumocócica (DIP). Doentes com diabetes estão mais suscetíveis e vulneráveis à infeção e à doença grave, recomendando-se a vacinação antipneumocócica (VApn) como prevenção da DIP. A prevalência estimada de diabéticos em Portugal é de 13,6% e, apesar dos benefícios da VApn, apenas 5% destes se encontram imunizados. O objetivo deste trabalho é identificar a cobertura vacinal com esquema de VApn nos utentes adultos com diabetes da Unidade de Saúde Familiar Esporões (Braga, Portugal) (n = 310) e incrementá-la.
Métodos: Colheita e análise inicial de dados recorrendo ao MIM@UF e Microsoft Excel para conhecimento da cobertura vacinal. Planeamento das intervenções, formação dos profissionais e criação de material de suporte. Definição de critérios de qualidade de avaliação. Medidas de sensibilização dos utentes do grupo-alvo para a vacinação e educação para a saúde. Implementação do projeto (abril 2023 e agosto 2024). Análise de resultados.
Resultados: A taxa de cobertura da VApn pré-intervenção com esquema completo era de 5% (n = 15) da população em estudo. Após a intervenção a cobertura vacinal com esquema completo aumentou para 28% (n= 90).
Conclusão: Os autores consideram que este trabalho atingiu os principais objetivos propostos. Os autores manifestam vontade em continuar a implementação deste trabalho, para incrementar progressivamente a cobertura vacinal.
Detalhes do artigo

Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.