Ahead of Print
Perspetiva dos Profissionais de Cuidados de Saúde Primários sobre a Consulta de Planeamento Familiar no Sexo Masculino
Primary Health Care Professionals' Perspective on Male Family Planning Appointment
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Introdução: As atividades de planeamento familiar (PF) constituem um conjunto diversificado de serviços e métodos que contribuem para a saúde e qualidade de vida reprodutiva. O Programa Nacional de Saúde Reprodutiva defende a criação de condições facilitadoras de acesso a ambos os sexos. O objetivo desta investigação é avaliar a perceção dos profissionais de saúde sobre a consulta de PF nos homens.
Métodos: Estudo transversal descritivo. Amostra de conveniência composta por Médicos e Enfermeiros dos Cuidados de Saúde Primários que responderam ao questionário online. Avaliou-se a frequência, pertinência, motivos e obstáculos da consulta de PF no homem e formação dos profissionais na área.
Resultados: Das 509 respostas, 83,4% “raramente” ou “nunca” faz consultas de PF ao sexo masculino. A convocatória dos homens para a consulta foi considerada “muito pertinente” e “pertinente” por 64,4% dos participantes. Os motivos mais apontados para realização da consulta foram a abordagem de infeções sexualmente transmissíveis e o envolvimento do homem na pré-conceção. Os obstáculos à consulta mais referidos foram o desconhecimento pelos utentes e a barreira cultural. A nomenclatura mais sugerida foi “Saúde sexual e reprodutiva”. A maioria dos profissionais considera não ter formação suficiente no tema e demonstra interesse em aprofundar conhecimentos.
Conclusão: Apesar da maioria dos participantes raramente realizarem esta consulta, consideram-na pertinente. Dados os principais motivos enunciados para realização desta consulta, conclui-se que os profissionais de saúde estão alerta para a definição abrangente desta. Destaca-se o interesse e a necessidade de formação dos profissionais de saúde nesta área.
Detalhes do artigo

Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.