Ahead of Print

Perspetiva dos Profissionais de Cuidados de Saúde Primários sobre a Consulta de Planeamento Familiar no Sexo Masculino
Primary Health Care Professionals' Perspective on Male Family Planning Appointment

Conteúdo do artigo principal

Daniel Bertoluci Brito - Autor Correspondente

Daniel Bertoluci Brito - ricardodanielbrito@gmail.com
Unidade de Saúde Familiar Arouca, Rua Dr. Ângelo Miranda, 4540-140 Arouca

Mónica Durães
Carolina Andrade
Joana Meneses Costa
Joana P. Sousa
Pedro Martinho Gouveia
Tiago Taveira-Gomes

Resumo

Introdução: As atividades de planeamento familiar (PF) constituem um conjunto diversificado de serviços e métodos que contribuem para a saúde e qualidade de vida reprodutiva. O Programa Nacional de Saúde Reprodutiva defende a criação de condições facilitadoras de acesso a ambos os sexos. O objetivo desta investigação é avaliar a perceção dos profissionais de saúde sobre a consulta de PF nos homens.
Métodos: Estudo transversal descritivo. Amostra de conveniência composta por Médicos e Enfermeiros dos Cuidados de Saúde Primários que responderam ao questionário online. Avaliou-se a frequência, pertinência, motivos e obstáculos da consulta de PF no homem e formação dos profissionais na área.
Resultados: Das 509 respostas, 83,4% “raramente” ou “nunca” faz consultas de PF ao sexo masculino. A convocatória dos homens para a consulta foi considerada “muito pertinente” e “pertinente” por 64,4% dos participantes. Os motivos mais apontados para realização da consulta foram a abordagem de infeções sexualmente transmissíveis e o envolvimento do homem na pré-conceção. Os obstáculos à consulta mais referidos foram o desconhecimento pelos utentes e a barreira cultural. A nomenclatura mais sugerida foi “Saúde sexual e reprodutiva”. A maioria dos profissionais considera não ter formação suficiente no tema e demonstra interesse em aprofundar conhecimentos.
Conclusão: Apesar da maioria dos participantes raramente realizarem esta consulta, consideram-na pertinente. Dados os principais motivos enunciados para realização desta consulta, conclui-se que os profissionais de saúde estão alerta para a definição abrangente desta. Destaca-se o interesse e a necessidade de formação dos profissionais de saúde nesta área.

Palavras-chave: Contraceção; Cuidados de Saúde Primários; Homens; Planeamento Familiar

Detalhes do artigo

1.
Bertoluci Brito D, Durães M, Andrade C, Meneses Costa J, P. Sousa J, Martinho Gouveia P, et al. Perspetiva dos Profissionais de Cuidados de Saúde Primários sobre a Consulta de Planeamento Familiar no Sexo Masculino. Gaz Med [Internet]. 27 de Novembro de 2025 [citado 9 de Janeiro de 2026];1(1). Disponível em: https://www.gazetamedica.pt/index.php/gazeta/article/view/831
Secção
ARTIGO ORIGINAL

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)