Vivências das Enfermeiras na Consulta de Enfermagem à Distância a Pessoas com Coagulopatias
Conteúdo do artigo principal
Resumo
INTRODUÇÃO: O conhecimento das vivências das enfermeiras na consulta de enfermagem à distância possibilita a melhoria da estrutura e dos processos desta tipologia de cuidados. Pelo que foi nosso objetivo explorar a experiência vivida pelas enfermeiras.
MÉTODOS: Realizámos uma investigação qualitativa, fenomenológica, exploratória, descritiva de denominação. Participaram todas as enfermeiras que realizam a consulta. Os dados foram colhidos através de entrevistas semiestruturadas e submetidos a análise temática de conteúdo.
RESULTADOS: Enfermeiras lidam com desafios e fortalecem vínculos na consulta à distância, como essência do fenómeno. A estrutura compreensiva encontrada organiza-se em 7 temas centrais: perspetivas e avaliações; efeitos e sustentabilidade; respostas emocionais e validação profissional; barreiras e desafios na personalização e continuidade dos cuidados; conhecimento do utente e eficácia nos cuidados; colaboração e partilha como facilitadores; impacto profissional e pessoal, desafios e satisfação.
CONCLUSÃO: Este estudo revela que a Consulta de Enfermagem à Distância no Serviço de Sangue e Medicina Transfusional é essencial para a continuidade dos cuidados, destacando a necessidade de uma infraestrutura robusta e formação contínua para superar desafios como o conhecimento limitado sobre os utentes e a falta de estruturas adequadas, e promovendo uma prática de cuidados mais eficaz e centrada no utente.
Detalhes do artigo

Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.