Ahead of Print
Albuminuria Testing in a Primary Care Facility in the North of Portugal
Avaliação da Utilização de Determinação da Microalbuminúria nos CSP: Realidade de uma Unidade de Saúde do Norte de Portugal
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Introdução: A doença renal crónica (DRC) é uma causa significativa de morbilidade e mortalidade a nível mundial. O diagnóstico implica alteração da função ou estrutura renal, com duração superior a 3 meses. Este estudo teve como objetivo avaliar a utilização da determinação da albuminúria como ferramenta de rastreio da DRC numa unidade de cuidados de saúde primários (CSP) do Norte de Portugal.
Métodos: Estudo observacional, transversal e analítico, numa amostra de 400 adultos inscritos na unidade em estudo. Foram recolhidos dados sociodemográficos e clínicos de janeiro a dezembro de 2023.
Resultados: Critérios de inclusão foram cumpridos por 188 utentes, 63,8% do sexo feminino, com idade mediana de 62 anos e pressão arterial sistólica média de 126 ± 18 mmHg. Dos doentes, 38,8% apresentavam hiperten- são arterial (HTA), 17,0% diabetes mellitus (DM) e 5,3% insuficiência cardíaca. A albuminúria foi doseada em 58 utentes (30,9%), 89,7% dos quais apresentavam normoalbuminúria. Foi avaliada em 81,2% de doentes diabéticos e 61,6% de doentes hipertensos. Foram encontradas associações entre a medição de albuminúria e a idade avançada, a presença de comorbilidades e valores mais elevados de glicemia e pressão arterial.
Conclusão: Apesar da sua acessibilidade e importância, existe uma lacuna significativa na testagem da albuminúria nos CSP. O rastreio da DRC em doentes de alto risco é essencial para atrasar a sua progressão e diminuir o seu impacto.
Detalhes do artigo

Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.